O feitio do flamingo

Published on Jan 22, 2013 | Filed under: TEACHING |

O Feitio do Flamingo é uma peça de dança para a infância com música ao vivo.

O corpo de uma bailarina é a representação de diversas personagens, das suas relações, dos seus humores, dos seus defeitos e feitios,dos seus sentimentos e mesmo das suas palavras. Ao mesmo tempo a música (violoncelo) dá expressão ao ambiente em que estas se encontram, aos caminhos que percorrem, aos súbitos encontros, às suas paródias e discussôes.
O corpo é olhado como um espaço imaginário onde um braço pode ser o pescoço de um flamingo, a mão esquerda um enorme elefante e o pé a sua tromba. Tudo numa lógica de sugestão onde se recorre à dança e ao carácter abstracto do movimento para contar uma história. Esta peça quer mostrar o corpo como um espaço imagético, ele próprio fabulador, procurando sensibilizar as crianças para a sua plasticidade e para as qualidades narrativas do movimento e da música.

O ATELIER
Vamos criar uma brincadeira para equipas de cinco crianças.
Cada grupo será desafiado a inventar e escrever uma nova versão da história do nosso amigo flamingo. Essa história será contada pelo narrador, dançada pelo bailarino e os restantes elementos irão criar a banda sonora ali mesmo e ao vivo! Daí a uns dias cada um dos pequenos artistas receberá um dvd com o registo do seu primeiro espectáculo, inteiramente da sua autoria!

Concepção | Texto | Interpretação Andresa Soares . Composição Musical | Interpretação Ricardo Jacinto
Voz Off Hugo Amaro
Atelier Andresa Soares e Ricardo Jacinto

Uma produção Máquina Agradável / Fábrica das Artes – CCB